14 de fevereiro de 2014

Eu descanso, Ele trabalha...



“… muitas vezes permanecer sentada na cadeira é tudo o que eu não quero fazer, mas é tudo o que eu preciso”.



Fazem alguns dias que tem sido assim…



As afrontas são diversas e o primeiro clamor do corpo é: levanta e resolve!



Tenho “dó” das amigas que oram comigo, e que só me ouvem falar do assunto que insiste em ser a notícia do dia, todos os dias. Quando eu penso que encerrou, lá vem uma nova manchete e eu corro para junto delas para desabafar e pedir ajuda para obter auto controle.



Compartilhando com minha querida pastora sobre tudo que vem ocorrendo ela disse:

- Filha, só tenho uma palavra a dizer: Treinamento.

O que eu queria ouvir nesse momento era:

- Filha, você não pode passar isso, não está certo, você não precisa ouvir essas coisas. (Eu tinha certeza que as palavras seriam essas).



Mas a minha pastora é uma benção, ela é uma mulher de Deus e sempre um canal de ensino na minha vida e eu louvo a Deus por isso.



Pois bem, se é treinamento a melhor coisa a fazer é ir para a verdadeira posição de guerra: Joelhos.



Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Salmos 4:4



Perceba que a bíblia não diz: “Não fiquem irados”, mas “Quando ficarem irados…”.



A ira é um sentimento natural do ser humano, e é impossível não experimentá-lo, principalmente quando somos desrespeitados ou agredidos.



O que está em questão aqui não é o sentimento de ira e indignação, mas o que fazemos com este sentimento que nos oprime. Uma das atitudes mais comuns é a reação de auto justiça imediata, ou seja, levantar-se e resolver. Mas, quando reagimos agressivamente, na mesma proporção com que fomos agredidos, agimos pela emoção e podemos cometer erros irreparáveis, pois quando reagimos movidos pela ira as nossas atitudes não produzem justiça.



Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago 1:19-20



Quando damos vazão a nossa ira, de maneira agressiva, deixamos que as atitudes dos outros acabem determinando as nossas próprias atitudes e nos tornamos iguais ao agressor.

Refletindo sobre isso, me perguntei: Como posso lidar com a ira que por vezes é justa? Como lidar com tamanha afronta? Como lidar com o nó na garganta?



As escrituras tem todas as respostas…


O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.   Provérbios 29:11



Não reagir no momento da ira pode parecer sinal de fraqueza, mas é na verdade um sinal de domínio próprio e autocontrole, pois atitudes tomadas sob forte emoção só trazem prejuízos, marcas e tristes consequências. E em meio as afrontas aprendemos, pois tudo é treinamento como disse a minha pastora. Sabemos que toda prova produz crescimento, e quando somos aprovados avançamos.



Durante esses dias fiz como o Salmista e declarei por diversas vezes essa palavra:


Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados. Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar. Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando. (Salmos 37:1-13)



Deus é o justo juiz. Quando decidimos fazer justiça com as nossas próprias mãos nos tornamos iguais aos agressores e em vez de justiça promovemos a vingança. No entanto, quando entregamos para Deus a nossa causa e confiamos n’Ele, podemos esperar pela justiça que é certa. Se você estiver atravessando um tempo difícil, lembre-se que há um Pai que te justifica. Então, apenas louve, agradeça, consagre-se e descanse n’Ele.



“… eu descanso, Ele trabalha”.


Com carinho e sorriso, 




 
Cíntia Silveira, 28 anos.
Estudante, Seminário Teológico Carisma.
Twitter: @CintiaSilveira_
Frase: "Chegando, pois, a vez de Cíntia." (Ester 2:15)

3 comentários:

  1. Seu texto me lembrou dessa passagem, Cíntia:

    "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
    Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
    E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
    E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
    E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." - Romanos 5:1-5

    Ah, Paulo sabia bem do que estava falando!
    Que seu treinamento produza tudo isso, com sabedoria e sem confusão, confiando nEle! :)

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez você arrasando com suas palavras, no momento estou passando por estas dificuldades, mas o que colocou ai me fez rever reações. O que importa no momento é que temos Cristo, e o nosso Deus nos guiará para agirmos e resolvermos as nossas dificuldades sem ser com a reação de ira e indignação, pois muitas vezes agindo assim só quebramos a cara, pois não usamos de sabedoria para acalmarmos, pensarmos e depois agirmos.


    Evite a ira e rejeite a fúria;
    não se irrite: isso só leva ao mal.
    Salmos 37:8

    A resposta calma desvia a fúria,
    mas a palavra ríspida desperta a ira.
    Provérbios 15:1

    Não permita que a ira domine depressa
    o seu espírito,
    pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.
    Eclesiastes 7:9

    ResponderExcluir
  3. Glória Deus meninas! #CristoEmNós Bjo cor de rosa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!