3 de dezembro de 2013

Tipos de corpo e peças que valorizam a sua silhueta


Essa cena é familiar? Você viu aquela roupa MA-RA-VI-LHO-SA, é a nova peça queridinha das famosas, mas na hora em que você provou ficou um desastre! Dá uma vontade de chorar, mas não é motivo de desespero. O fato é que pessoas podem usar até mesmo o mesmo número de roupa, mas terem formatos de corpo diferentes. As formas do nosso corpo variam de pessoa para pessoa, inclusive de acordo com a idade.


Sabendo disso, hoje vou dar algumas dicas para você identificar seu tipo de corpo e valorizá-lo com o que ele tem de melhor. 


Em geral costuma-se dividir em cinco os tipos físicos: 


Uma dica para identificar o seu tipo é pegar uma fita métrica e tomar as medidas dos ombros, cintura e quadris ou até mesmo observando as proporções de frente para o espelho. (Foi assim que eu descobri o meu tipo!) 


1 - Ampulheta

É o tipo de corpo mais proporcional, o famoso violão. As principais características são: 

- Ombros e quadris de largura similar 

- Cintura fina e demarcada 


O que usar?  

Opte por calças de corte reto e cintura levemente baixa, saias e vestidos evasê, vestido trespassado levemente acinturado (não muito justo), peças com decote V. 

Evite estampas na altura do busto ou coxa, vestidos largos de corte reto, bolsos na altura do quadril, roupas com muito volume que escondem as formas. 

 2 - Triângulo (ou Triângulo Invertido)

 Esse é típico das nadadoras e é caracterizado por: 

- Ombros Largos 

- Quadris estreitos 

- Pernas Finas 

- Seios Grandes

Nesse caso, temos que equilibrar o volume entre os ombros e o quadril chamando a atenção para o centro e parte inferior do corpo. 


O que usar?  

Use peças com modelagem mais solta e tecidos com maleabilidade, blusas com decote V, blazers abertos, blusas de modelo cachê-coeur, peças que criem volume na parte de baixo (saias evasê rodada e calças pantalona, por exemplo). Opte por cores escuras na parte de cima. 

Evite peças colantes ou muito justas, calças de boca afunilada, blusas frente única e tomara-que-caia, blusas com tecido volumoso e com muitos detalhes na altura do busto (estampas, pregas, bolsos), saias e calças com cintura alta.


3- Pêra 

Esse tipo físico é marcado por:

- Silhueta alongada

- Pouco Busto

- Costas pequenas

- Quadris Grandes 


O que usar? 

O desafio é desviar a atenção dos quadris e dar volume ao busto usando colares, lenços e argolas nos decotes de vestidos e camisas. Demarque a cintura usando cintos que a dividam e a deixem com um visual mais equilibrado. Evite usar calças de lycra e saias estampadas.


4 -  Retângulo

As principais características são: 

- Quadris e ombros da mesma largura 

- Pouca Cintura 

- Poucas Curvas  


O que usar? 

Seu desafio é destacar a cintura, criando volume com cintos na altura do quadril, saias volumosas ou esvoaçantes. Tente também dar volume na parte superior do corpo com cachecóis, colares e mangas três quartos.

Aposte em blusas com decotes em V aberto ou U, blazers, casacos e jaquetas acinturados e com abotoamento simples. Cintos estreitos combinando com a cor da roupa, deslocados, vestidos com recortes que façam um desenho de cintura afinando a silhueta, calças com pregas ou pantalonas. 

Evite camisas, camisetas e vestidos de corte reto ou largo, blusas usadas pra dentro da calça ou saia, cintura alta e cós largo, jaquetas e casacos muito curtos e cintos largos de tons claros.


5 -  Oval

Mulheres com esse tipo físico geralmente apresentam as seguintes características: 

- Silhueta com formas arredondadas 

- Volume nos quadris, cintura e busto 

- Barriga Proeminente 

- Pernas bem desenhadas

Para criar um equilíbrio no visual, deve-se chamar a atenção para o rosto, colo e ombros, usando peças com caimento solto e suave para alongar a silhueta.


O que usar? 

O ideal é que você use peças com gola V e corte império (vestidos, camisolas, blusas, etc que apertam levemente debaixo dos seios, e ao longo da peça ficam larguinhos)

Opte por mangas 3/4 mais largas, vestidos de cintura baixa ou sem definição de cintura, roupas de cores escuras, calças de corte reto tocando o peito do pé, saia reta ou ligeiramente evasê, casacos abaixo dos quadris.

Evite calça cintura baixa, boca afunilada ou larga demais; mangas com volume; estampas espaçadas, mínimas ou exageradas; roupas claras com brilho; calças com prega; golas altas; lenços amarrados no pescoço; blusas e vestidos com alças finas; jaquetas, casacos e coletes curtos; cintos e faixas marcando a cintura.





Ana Júlia, 24 anos, solteira. 
Bancária e Mestranda em Estatística. 
Twitter: @AnaXuh
Frase: "Não são grandes homens que 
transformam o mundo, mas sim os fracos 
nas mãos de um grande Deus." (Irmão Yun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!