18 de novembro de 2013

Como diminuir os sintomas da TPM



A TPM, muito falada no universo feminino e odiada no universo masculino, interfere na vida de cerca de 70% das mulheres.


Diferente do que os homens pensam, TPM não significa Todos os Problemas Misturados, mas sim, Tensão Pré-Menstrual e se caracteriza como sendo um conjunto de sinais e sintomas que acontecem nos dias que antecedem a menstruação, gerando uma desordem física, psicológica e social na vida da mulher. 


Não se sabe ao certo as causas da TPM, contudo existe uma relação com a elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Seus sintomas podem durar até 15 dias, sendo eles, na maioria dos casos, cólicas abdominais, dor de cabeça, dor nas mamas, aumento do apetite, ansiedade, irritabilidade e diversos outros sintomas que variam muito de mulher para mulher e também a cada ciclo.


O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.


Dicas para diminuírem os sintomas: 

- Consumir: alimentos como nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais. Eles favorecem a liberação de serotonina, um neurotransmissor que controla a sensação de prazer e bem estar. 

- Evitar: o uso demasiado do sal nos alimentos, pois o mesmo propicia a retenção de líquido gerando inchaços e dores nas pernas. O chá preto, refrigerantes à base de cola, chocolate (sim meninas, chocolate!) e cafeína também devem ser evitados. Esses alimentos são estimulantes e agravam os sintomas da TPM.

- Praticar exercícios físicos regularmente e saber manejar o estresse também ajudam a diminuir os sintomas. Em casos onde os sintomas são mais severos, procure seu médico, ok?



Independente do grau da sua TPM lembre-se que o Espírito Santo habita em você, e que o domínio próprio, a mansidão e a paciência frutificam independente do nosso ciclo menstrual! Por isso, nada de dar brechas e por a culpa na TPM (Ô coitada!) 


Deus te conhece por inteira, não deixe de orar e pedir que Ele te ajude a passar por esses dias!


Por: Aline Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!