4 de outubro de 2013

Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama



O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


O que é o câncer de mama? 

É o tumor mais frequente entre as mulheres e ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da mama. O câncer de mama é uma doença que tem cura, se descoberto logo no início. 


Como descobrir a doença mais cedo? 

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um centro de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher com idade entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Procure o centro de saúde mais próximo de sua casa, mesmo que não tenha sintomas, porque o câncer de mama pode não ser percebido pela própria mulher. 


O que é mamografia? 

A mamografia é um exame simples, feito com um aparelho chamado mamógrafo: a mama é posicionada entre duas placas e o aparelho emite um raio-x. A radiação recebida pela mulher durante o exame é pequena e não prejudica a saúde. A mamografia permite descobrir o câncer de mama mesmo quando tumor ainda é bem pequeno. 


O que pode aumentar o risco de ter câncer mama? 

Histórico familiar, principalmente se a mãe, irmã ou filha teve a doença dos 50 anos. Nesses casos, a mulher deve ter acompanhamento médico a partir dos 35 anos. 


O autoexame previne a doença? 

Não, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde. Caso observe alguma alteração, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua residência. 


Cuide-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!