15 de outubro de 2013

Disciplina e discípulo



A palavra DISCIPLINA tem a mesma etimologia da palavra DISCÍPULO, vem do verbo DISCERE que é aprender. Com isso, DISCIPLINA e DISCÍPULO têm a mesma ideia de aprender.


Dessa forma, o entendimento real da palavra DISCIPLINA não é fazer de acordo com, ou conforme algo, mas APRENDER a fazer. Quem tem DISCIPLINA significa que aprendeu a fazer alguma coisa ou de alguma forma e permanece fazendo dessa forma.


Monsenhor Jonas Abib tem uma frase que é 

"A disciplina gera santos."


Dessa forma, quem se coloca como DISCÍPULO para aprender com seu Mestre, Jesus, aplica esse aprendizado, isto é, é DISCIPLINADO.


DISCIPLINA não é algo ruim, que gera peso negativo, ou, que muitas vezes, pesa como algo chato. Na realidade, pela origem da palavra DISCIPLINA, é colocar-se como DISCÍPULO, disposto a aprender a fazer algo. Se você não está disposto a ser DISCÍPULO, não tem como estar disposto a ter DISCIPLINA.


Em II Timóteo 2:5, Paulo diz:

"Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras."


Para ter DISCIPLINA, é preciso ser DISCÍPULO e o sendo, conhecerá as regras. Aprendizado requer luta, busca, vontade, desejo e, no caso da busca pela santidade, muita oração também. Não tem como ter DISCIPLINA ou ser DISCÍPULO, sem estar disposto a aprender…


E aí, vamos juntos?


Texto adaptado.
Autor do texto original: Junior Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!