18 de março de 2013

Entrevista: Paty do Lucinho


Nossa entrevista deste mês é com a querida Patrícia, conhecida nas mídias sociais como "Paty do Lucinho"E isso não é à toa, ela é casada com o pastor Lucinho Barreto.

Recentemente, eles foram nomeados na Igreja Batista da Lagoinha como líderes da Mocidade.

Conosco, ela compartilhou sobre sua vida profissional, familiar e ainda falou das expectativas que possui para este novo tempo ministerial.

Na foto acima, Paty aparece ao lado do seu clã, que além do parentesco, possuem algo muito especial em comum: São loucos por Jesus!

Nome completo: Patrícia Ribeiro Matos Barreto
Idade: 41 anos
Profissão: Do Lar e Estudante de Psicologia

Conte-nos brevemente seu testemunho de conversão: 
Me converti com 18 anos de idade e nunca me desviei. Porém, antes de me converter, frequentava barzinhos e boates. Sempre tive muito temor a Deus, mesmo antes de me converter ao Senhor Jesus. Buscava encontrar alegria e paz no meu coração, mas não encontrava. Foi quando na frente da minha casa em Ipatinga (onde morava quando solteira com minha família) construíram uma igreja evangélica. Percebi que aquele povo (os evangélicos) era mesmo diferente. Eram pessoas alegres, transmitiam paz através de suas vidas, cantavam hinos que tocavam meu coração e que me aproximavam mais de Deus. Então disse a mim mesma: "também quero ter esta alegria em minha vida!" Cheguei perto de uma moça que a frequentava e me ofereci para visitar a igreja e desde então nunca mais saí! E a alegria e paz que eu tanto buscava, encontrei ao aceitar Jesus como Senhor e Salvador da minha vida! 

No dia 02/03/2013 você e seu esposo, o pr. Lucinho Barreto, foram oficialmente apresentados a Igreja Batista da Lagoinha como líderes da Mocidade. Qual sua expectativa para este novo tempo?
Minha expectativa é que realmente seja um novo tempo em minha vida, na vida do Lucinho, na vida dos nossos filhos e na vida de todos os jovens da Igreja Batista da Lagoinha. 
O tema anunciado pelo nosso querido pastor Márcio Valadão para ser trabalhado na igreja este ano é a "SANTIFICAÇÃO".
Eu desejo realmente ver os jovens com a vida transformada pelo Senhor Jesus. Jovens que tenham verdadeiramente compromisso com a obra de Deus, que tenham fome e sede de viver a Palavra de Deus. Para isto, teremos muitas programações novas: "Acampadentro"  para as moças e rapazes, congressos, festas e muitas outras novidades.

Por que escolheu psicologia? E qual o conselho dá pra quem deseja iniciar este curso?
Sempre tive o sonho de fazer este curso e através dele poder servir melhor o reino de Deus. A psicologia é uma ciência que busca compreender as emoções, o modo de pensar e o comportamento do ser humano.
Sempre me interessei em saber como a saúde emocional influência na saúde física. 
Meu conselho pra quem deseja iniciar este curso é que esta pessoa possa usar o talento, o dom que o Senhor deu a ela para glorificar o nome de Jesus.
Ser um profissional da saúde é uma responsabilidade muito grande, pois lidamos com vidas e é preciso reconhecer o valor de cada uma delas.

Como faz para conciliar seus projetos pessoais com a rotina de mãe, esposa e dona de casa? 
Confesso que não é fácil! Ufa!!! É preciso muita força de vontade. 
Tento dar o melhor de mim ao meu esposo (meu amor, minha paixão e também um amigo) sendo uma boa esposa. Quanto aos meus filhos, amo ser mãe, cuidar, dar carinho, ensinar, amar...
Em casa, tenho uma pessoa que me ajuda e que é de grande importância em minha vida, mas também trabalho muito colaborando dentro do possível, afinal serviço de casa nunca tem fim.
Às vezes, quando me sinto muito cansada procuro dizer a mim mesma: "Não vou desistir! Vai valer a pena!"
Tiro os olhos das minhas dificuldades e os coloco em Deus.
Também amo fazer ginástica, pra mim é uma forma de relaxar, cuidar da minha saúde, do meu corpo, renova as minhas forças.

Você se casou bem jovem com o Pr. Lucinho, como vocês se conheceram? 
Nos conhecemos na cidade de Ipatinga, lugar onde eu morava com meus pais. O Lucinho tinha chegado dos Estados Unidos da América. Sua mãe havia falecido e ele foi morar na casa dos seus avós por tempo indeterminado.
Foi amor à primeira vista de ambas as partes, nos conhecemos na Igreja Batista Missionária, igreja que na época éramos membros.

Quais as vantagens e desvantagens de se casar jovem?
As vantagens são: temos muito tempo pra passarmos ao lado da pessoa amada e curtir a vida lado a lado. Também temos um tempo maior pra sonharmos juntos e construirmos o presente e o futuro que acreditamos.
Nesta etapa temos mais força física, energia e disposição pra desfrutar um do outro e também a vida.
Marido e mulher jovens terão muito tempo pra juntos buscar, amar a Deus e trabalhar para o Senhor Jesus. 
Desvantagens: não ter maturidade o suficiente pra passar por dificuldades no casamento e, então, tomar decisões precipitadas, como dormir em outro quarto, dar um tempo no relacionamento e voltar para a casa dos pais... Atitudes assim muitas vezes resultam em divórcio.

As pregações do Pr. Lucinho são sempre recheadas de testemunhos engraçados, que muitas vezes te incluem. Vocês combinam antes? Já ficou constrangida alguma vez?
Não combinamos antes e já fiquei constrangida diversas vezes.

Bate Bola 
Ser esposa é: Amar
E ser mãe: Realização
Um lugar: Itália
Tem medo de: Avião
Dinheiro é: Complemento
Uma saudade: Família
Um som que gosta de ouvir: Palavrantiga
Uma canção que te marcou: Me Ama (Diante do Trono)
Lucinho: Companheiro
Emily e Davi: Vida
Jesus: Salvador
Patrícia por Patrícia: Louca por Jesus
Uma frase: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarde o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Pv. 4.23)



Por:

Elaine Souza, 29 anos, Consultora de Negócios, Solteira.
Blog Pessoal: http://blogelainesouza.blogspot.com.br
Twitter: @ElaineSouzaReal 
Frase: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30.5)

Um comentário:

Deixe seu comentário!