13 de março de 2013

Como anda sua autoestima?


Pare agora mesmo e analise sua autoestima, examine o seu coração. Você está com a autoestima alta ou baixa?

A autoestima refere-se à concepção que temos de nós mesmas, nossas opiniões e crenças daquilo que somos e ao valor que acreditamos possuir enquanto pessoas. Por isso, a autoestima tem papel importante para o bem estar psicológico.

Se você está com a autoestima alta, que ótimo! Mas se não está, saiba que são muitos os motivos que levam uma mulher a ter a autoestima baixa e nós, cristãs, entendemos que o inimigo usa situações para nos colocar para baixo.

"E os livrou da mão daquele que os odiava, e os remiu da mão do inimigo" (Salmos 106:10)

Nenhuma situação resiste diante do amor de Deus por nós. Porém, você pode estar com a autoestima abalada por não conseguir superar as palavras negativas, as críticas e perseguições.

Há estratégias úteis para você mudar essa realidade:

  • Se compare com você mesma, vendo aquilo que possui de melhor, aquilo que você precisa melhorar e aquilo que você já está melhorando ou melhorou. Não se compare com os outros e lembre-se: perfeição é utopia.
  • Seja grata ao que você é e ao que possui. "Grande fonte de lucro é a piedade com contentamento" (1Tm 6:6-8)
  • Cuidado com a excessiva vontade de ser notada e aceita pelos outros. Essa necessidade nos faz recorrer a atitudes inapropriadas e que nada condizem com nossa personalidade.
  • Se você vive cercada de fortes críticas, deve focar naquilo que você realmente é, em tudo o que possui de melhor e no que busca melhorar. Não deixe que as críticas e comparações norteiem seus comportamentos. Valorize suas potencialidades.


Por:



Nathália Franquito Fernandes, psicóloga.
Frase: Estar ao lado do Senhor é algo maravilhosamente seguro.





Texto retirado do informativo semanal da Igreja Batista da Lagoinha, Atos Hoje, de 03/03/2013.

Um comentário:

Deixe seu comentário!