20 de fevereiro de 2013

Elegância ao telefone



Nossos hábitos de comunicação estão mudados, por certo que devemos nos ambientar com as novas maneiras para em meio ao dia a dia corrido não perder o contato com o mundo. 

O senso de oportunidade deve comandar os contatos telefônicos. Pessoas, geralmente desocupadas usam o telefone sem a consideração devida àquele que esta sendo chamado. Assim, após começar uma conversa comprida sem perguntar se o interlocutor esta com tempo disponível é descortesia.

Também é pouco delicado pedir a alguém para fazer uma ligação para nós e deixar a pessoa para quem se ligou aguardando na linha. O interessado é quem chamou e esta havendo uma inversão nos papéis. 

Aliás, deixar esperando a pessoa para que se fez a chamada é sempre falta de tato e delicadeza.

Horário
Deve ser viável. Não se conhecendo os hábitos da casa e/ou da pessoa antes das 10hs da manhã é indelicado fazer uma ligação e também não se telefona depois das 22 horas para quem não se tem intimidade. 

(salvo urgência)

Sabendo-se que é em horário das refeições que se encontram ao dar o telefonema, deve sempre haver a preocupação de perguntar: “Não estou interrompendo seu almoço?” Em caso afirmativo, a conversa será breve ou se combina voltar a chamar um pouco mais tarde. Nas ligações internacionais, antes de discar é conveniente olhar o relógio, lembrando a diferença do fuso horário.


Como falar
Deve-se procurar estar com a voz clara, pronunciando bem as palavras e dando uma inflexão amável para facilitar a boa compreensão da mensagem. Não se usa o tratamento de querida e suas variações para quem não se conhece, hábito ainda mais inaceitável em telefonemas comerciais. 

Existem frases que por serem chavões se tornam desacreditadas: “Ele esta um uma reunião”, “Deu uma saída” Por isso, não convém primeiro perguntar quem esta falando para depois dizer que a pessoa procurada não pode atender. Deve ser feito o inverso. 

Em caso de demora da pessoa chamada chegar ao telefone, quem atendeu a ligação e pediu para aguardar desculpa-se e anota o numero de quem chamou para o contato ser feito mais tarde. Quando não se pode anotar um recado corretamente, é preferível pedir para um retorno em horário mais propício. 

É incorreto usar as secretarias para pedir informação sobre o que acontece na vida da pessoa chamada se ela está ausente.

Num primeiro contato, dá-se o nome por extenso e acrescenta-se o grau de parentesco ou de amizade com quem esta sendo chamada. Quando se trata de assunto profissional, quem chamou informa o nome de sua empresa e o objetivo de seu telefonema.

(Continua...)


Cordialmente,


Camila Verçosa, 26 anos, Estudante no Seminário Teológico Carisma.
Solteira, Blog Pessoal:http://camilavercosa.blogspot.com.br/
Twitter: @camilavercosa
Frase: Articulista do savoir-vivre. E tudo, mesmo, começou com o amor do Cristo por nós.



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