15 de janeiro de 2013

Vaidade: cuidado ou pecado?


Oi, gente!

Hoje o post é para responder a um comentário deixado aqui no blog:

"Falar sobre beleza é muito importante. Acredito que a mulher cristã tem que ser referência nesta área também, pois, se somos templo do Espírito Santo, devemos estar sempre impecáveis. Mas, até onde este cuidado é benção e até onde é a vaidade condenável na palavra? Me ajuda a entender isso? Obrigada"


Então, vamos lá!


Algumas coisas na vida são completamente saudáveis até certo limite, depois do tal limite já se tornam pecado e, consequentemente, são prejudiciais. Não há pecado saudável, nem pecadinho e pecadão. Quando pecamos, independente de qual conduta tenha sido, devemos nos arrepender genuinamente, para que sejamos perdoados. Precisamos saber que não são todas as condutas que são saudáveis até um limite. Há coisas que são pecado independente do grau, da situação, da intenção e etc. (ex. a mentira: sempre será pecado!) 


Mas esse não é o caso da vaidade... A vaidade até certo ponto pode ser saudável, mas quando ultrapassa o limite, passa a ser pecado.


Qual é o limite, então? O limite é a intenção do seu coração. 


Quando você se arruma, fica ainda mais bonita, capricha na maquiagem, no cabelo, nas roupas... Qual a sua intenção? No seu coração, sua intenção é chamar atenção? É mostrar a todos como você é bonita e sabe se arrumar? É mostrar superioridade? É aparecer? É se esconder, para que ninguém veja como você está triste, carente ou como se sente feia?


Só você e Deus conhecem o seu coração, só vocês sabem qual a sua real intenção. 



"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6:21)



Se sua vaidade é baseada nesses motivos acima ou em qualquer outro que seja parecido com eles, ela é um pecado e você precisa se arrepender e abandona-la.



"Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:3)

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Samuel 16:7)


Mas, se sua vaidade manifesta um cuidado que você tem, seu amor próprio, amor pelo que Deus fez, sua aceitação em ser você mesma, vontade de se sentir bonita para agradar a Deus, vontade de agradar seu marido e motivos parecidos, essa vaidade é saudável.


Certa vez ouvi uma frase e sempre me recordo dela: "Se arrumar, ficar bonita para Deus é também uma forma de adorá-Lo."


Somos templo do Espírito Santo, temos que cuidar do nosso corpo e também de nossa aparência. Deus se preocupa mais com o nosso interior, mas, se Ele te deu um corpo, você deve cuidar dele. Mas cuidar do seu corpo nunca pode ser sua meta principal, seu foco, sua principal preocupação.



"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19)


Há mulheres que pensam durante toda a semana em qual roupa e qual maquiagem vão ao culto no fim de semana e ainda passam o dia inteiro se arrumando, em vez de passarem mais tempo pensando nas coisas que realmente importam, que são as eternas. Isso não pode acontecer! Se você tem sido assim, corte esse hábito da sua vida. Passe menos tempo se arrumando e mais tempo buscando a Deus... É tão bom irmos ao culto já preparadas espiritualmente, quando oramos e lemos a Bíblia antes, mostramos a Deus o que realmente importa para nós. 



"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." (Provérbios 31:30)


Não adianta nada sermos lindas, maravilhosas, estilosas, bem arrumadas, se nosso coração é podre, cheio de carências, de amargura, de pensamentos maus, de fofocas, mentiras ou de qualquer pecado... A beleza não é nada perto de um coração limpo e santo! A beleza passa, mas quando tememos a Deus e vivemos buscando santidade, isso sim faz a diferença onde estamos.


"Como joia de ouro no focinho de um porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." (Provérbios 11:22)




Se cuide, se arrume, fique linda, mas lembre-se que o foco é Jesus!

Com carinho, 







Camila Andrade, 24 anos.
Twitter: @ca__andrade
Frase: "Existem coisas melhores adiante do que
 qualquer outra que deixamos para trás." (C.S.Lewis)




5 comentários:

  1. gostei muito do post!!!
    devemos estar bonitas, mas não precisamos exagerar. aprendi muito com esse post

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE... TUDO TEM O LIMITE SAUDAVEL.

    ResponderExcluir
  3. Creio nisso também. Deus quer que nos cuidemos, mas não queremos que isso se torne um deus para nós. Não podemos idolatrar nossa imagem

    ResponderExcluir
  4. Amei, pura verdade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!