5 de janeiro de 2013

A teoria e a prática



Num dia desses eu estava conversando com um colega de faculdade sobre como é importante que a gente faça estágios. Eu sei que tem vários cursos nos quais as pessoas têm que adquirir uma bagagem teórica muito grande antes de colocar tudo em prática, então começam os estágios lá pro final da graduação, mas no meu curso, em Comunicação, o melhor é já começar a trabalhar na área o mais cedo possível. 

E aí eu fiquei pensando em como isso se aplica na nossa vida cristã. Eu imagino esses estágios como se fossem nossas experiências com Deus, aquilo que Ele quer que a gente aprenda enquanto nos prepara para o propósito dEle pra nós (que seria o mercado de trabalho nessa minha metáfora aqui). 

Na caminhada cristã, a teoria é mais que importante. Conhecer a palavra de Deus, manter uma vida de oração, devocional e tudo mais. Mas só a teoria não basta. A gente precisa de experiências com Deus para que nosso relacionamento com Ele seja completo. Essas duas partes, teoria e prática, precisam andar juntas para nos manter firmes na fé. 

E a gente pode viver essas experiências o tempo todo. Acho que na minha vida, um dos jeitos mais fáceis de reconhecê-las é quando o Senhor me leva a agir de acordo com os frutos do Espírito quando a minha vontade é fazer totalmente ao contrário. Mas aí tem outros momentos nos quais a gente não precisa fazer nada, só admirar o cuidado e amor dEle por nós. Tem horas em que não há necessidade de mais ninguém testemunhar essas experiências, só a gente e Deus. E esses exemplos continuam infinitamente, diante da grandeza desse Deus ao qual servimos. 

E, então, é só quando a gente estudar a teoria e também colocá-la em prática é que vamos começar a conhecer a Deus como Ele é de verdade. Sem preconcepções, sem a lente dos nossos desejos, sem influências externas e nada daquilo que nos impede de vê-lO com Ele realmente é. 

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oseias 6:3.







Amanda Almeida
Estudante de Comunicação Social na UFMG
Twitter: @mandyalmeida
Frase: Apaixonada por Aquele que me amou primeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!