6 de novembro de 2012

Mães e Filhos: Semana 4 - Grandes transformações


Sua menstruação atrasou? Esse é o primeiro sinal de gravidez, um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Resultado positivo? Saiba que seu futuro bebê já é um embrião, uma vida cresce dentro de você e as transformações no seu corpo aumentarão gradativamente. 

Seu bebê 
Esta é uma semana de grandes transformações. Pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião. A cabeça e a porção caudal se fundem e, a partir de agora, todos os órgãos do corpo dele estão preparados para se desenvolver. O cordão umbilical e a placenta continuam se formando e o cérebro começa a se configurar. Desde a semana anterior, suas estruturas iniciais são capazes de fazer a entrega de oxigênio e nutrientes para o embrião. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteção e, é claro, muito amor. 

Sua gravidez 
Você esperava a chegada da menstruação para esta semana? Se ela atrasou, esse é o primeiro sinal de que você está grávida. Por fora, seu corpo não dará pistas visíveis de mudança, mas, por dentro, já há grandes transformações. Enjôos matinais podem surgir, devido ao aumento de progesterona e de estrógeno. Apesar do desconforto, isso significa que a gravidez começou bem. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Confirmada a gravidez, inicie imediatamente o pré-natal, a rotina de exames para avaliar como está sua gestação. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas. Aproveite também para checar seu peso e confirmar se você está acima ou abaixo do limite considerado saudável. Assim, saberá o quanto pode engordar nos próximos nove meses. 


Na próxima semana, a dica será para as mamães de plantão, aguardem!

Gostou do post? Então, deixe seu comentário!

Por:

 

Ana Paula Ornelas Vidal, estudante de Pedagogia, casada.
Twitter: @anapornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!