26 de outubro de 2012

A maquiagem perfeita não é tão complicada assim... (Parte 3)



Ei, gente! 
Hoje é o dia da 3ª parte da nossa série de posts sobre como fazer uma maquiagem bem feita sem precisarmos de um maquiador profissional ou de um curso de automaquiagem! 

A primeira parte foi sobre preparação da pele e você pode conferir aqui.
A segunda parte foi sobre blush, contorno e iluminação da pele e você pode conferir aqui.

Hoje, vamos falar da maquiagem para os olhos em 11 passos! Vamos lá?

1º passo: corrigir as sobrancelhas.
Você pode usar um lápis, uma sombra opaca ou até mesmo um produtinho próprio para sobrancelhas (é compacto como uma sombra, mas são mais específicos, então, têm maior durabilidade nas sobrancelhas).
Corrija suas sobrancelhas no formato correto para seu rosto, mas sempre seguindo o formato natural em que elas estão atualmente. Para saber mais sobre o formato de sobrancelhas e aprender como você pode fazê-las em casa, confira o post sobre isso aqui.

2º passo: Use um primer para os olhos.
Essa é uma daquelas invenções que não são "dinheiro jogado fora". Então, pode investir! (risos) Mas é claro que o primer para os olhos pode ser substituído. Você pode usar o seu corretivo no lugar do primer. A função do primer é fixar a sombra, permitindo que ela fique com a cor mais intensa, mais bem aplicada e com maior durabilidade. Então, não fique mais com a sombra apagadinha, use um primer ou corretivo!

3º passo: aplique a(s) sombra(s).
A aplicação de sombra pode ser feita com vários tipos de pincéis. Veja na foto abaixo. Evite aplicar a sombra com os dedos, porque além de você usar mais produto, a oleosidade da sua mão pode interferir na durabilidade da sombra nos seus olhos. Use sombras que combinem (sombras da mesma cor, mas tons diferentes - ex. azul claro e azul escuro - ou cores diferentes, mas que sejam harmônicas). Em maquiagem para a noite, você pode usar um pouco de preto no canto externo do olho para escurecer a cor que você usou, fica muito bonito!

Variações da mesma cor
Cores diferentes, mas que combinam
4º passo: sombra colorida nunca pode ir até a sobrancelha.
Cuidado com isso! As sombras coloridas ou até mesmo as neutras, mas que são escuras, nunca devem chegar até a sobrancelha. Deixe que elas fiquem até o côncavo (a dobrinha do olho). 

5º passo: não passe sombra muito além dos limites dos olhos. 
A maquiagem que ultrapassa muito os olhos só fica bonita se for maquiagem artística (para desfiles, publicidade e etc.). Você pode passar sombra para fora dos olhos, sim, mas tome cuidado para não exagerar. E cuide para que os dois olhos fiquem iguais!
Sombras que não ultrapassam os olhos
Sombras que ultrapassam os olhos: o exagero é feio!

6º passo: esfume bem as sombras.
Existem pincéis próprios para esfumar sombras e eu te aconselho a comprar um. Procure um bem fofinho e gordinho, lembrando que, se seus olhos forem pequenos, não compre um pincel muito grande. 
Esfumar a sombra é suaviza-la. Você deve esfumar a sombra mesmo que use apenas uma cor. Suavize as bordas. Mas, se você usar mais de uma sombra, esfumar é obrigatório! Veja a comparação de olhos esfumados e sem esfumar:
Sombra esfumada
Sombra sem esfumar
7º passo: Iluminar a sobrancelha.
Após concluir a aplicação das sombras, aplique uma sombra clarinha (opaca ou um pouquinho cintilante) abaixo da sobrancelha. Não precisa vir até o canto interno do olho, concentre na parte abaixo da parte alta da sobrancelha. Após aplicar, esfume essa sombra clarinha com a sombra que você usou no côncavo, para suavizar as bordas.

8º passo: lápis na linha d'água.
Use lápis na linha d'água para realçar seu olhar. Há pessoas que preferem usar o lápis branco ou nude durante o dia e o preto a noite. Na minha opinião, o lápis preto sempre fica muito bom! Loiras, usem sempre lápis preto! 

9º passo: delineado.
Não é necessário fazer delineado em todas as maquiagens. No dia a dia, não temos muito tempo para delinear os olhos. Mas, se você for a alguma festa ou evento em que a maquiagem deve ser mais glamour, não deixe de fazer o delineado. Existem vários tipos de delineador e você pode conferi-los aqui.
Não vou explicar aqui como fazer um delineado perfeito (senão o post ia ficar enorme), mas se vocês quiserem um post sobre isso, me falem nos comentários, ok?

10º passo: curvex e rímel
Curvex é aquele negocinho que parece mais um instrumento de tortura, mas não se assuste, ele não machuca e não quebra seus cílios. Use para deixar seus cílios bem curvadinhos. Use rímel! Capriche no rímel! Esse é o único produto de beleza que você pode exagerar, risos. Se você tem cílios curtos, use uma máscara alongadora de cílios. Se você tem poucos cílios, use uma máscara de volume. Se você tem poucos e curtos, use primeiro uma máscara alongadora e depois uma de volume. 

11º passo: teste sua maquiagem.
Quase tudo na vida é assim: só aprendemos a fazer bem com a prática, não é mesmo? E com a maquiagem é assim também. Não adianta você ver maquiagens em fotos e vídeos se não treinar. Treine em casa! Aproveite um dia em que você estiver à toa e treine várias vezes. Treine com cores diferentes, treine combinações, treine passar o rímel (até aprender a usar sem borrar), treine o delineado. Treine, treine, treine! Você vai ver como vai melhorar muito! 

Ufa! Acho que acabamos! (risos!) Viu que não é tão difícil assim? 

No próximo post, dicas sobre batons!


Beijos e até mais!





Camila Andrade, 24 anos.
Twitter: @ca__andrade
Frase: "Existem coisas melhores adiante do que
 qualquer outra que deixamos para trás." (C.S.Lewis)





Um comentário:

Deixe seu comentário!