20 de setembro de 2012

Vacinas: ainda preciso tomar?


Vacina não é apenas para as crianças. Mesmo depois dos 18 anos, precisamos nos imunizar contra algumas doenças! A seguir, uma lista de vacinas importantes!

Dupla- adulta
Deve ser tomada a cada 10 anos; ela profere imunização contra a difteria (doença que provoca inflamações nas vias aéreas) e contra o tétano (doença infecciosa grave que pode levar à morte).

Febre amarela
Deve ser tomada a cada 10 anos; protege contra a doença febre amarela (doença contraída através da picada de um mosquito contaminado). Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, calafrios, dor no corpo, pele e olhos amarelados.

Hepatite B
Deve ser tomada em três doses e protege contra a hepatite B (doença infecciosa transmitida sexualmente ou por materiais cortantes com sangue infectado).

Tríplice viral
Protege contra sarampo, caxumba e rubéola (as três doenças têm causa viral). O sarampo consiste na infecção do sistema respiratório; a caxumba provoca inchaço nas glândulas salivares; e a rubéola, o aumento das glândulas do pescoço. Recomenda-se que mulheres tomem a vacina três meses antes de engravidar. Também é indicada para pessoas que estejam em local de surto de uma das doenças.

Influenza sazonal
Deve ser tomada anualmente; protege contra a gripe (doença contraída por via respiratória). Provoca febre, dor no corpo, fadiga e tosse. Indicada principalmente para idosos e profissionais da área da saúde.


Essas são as vacinas que você precisa tomar. Elas estão disponíveis nos postos de saúde. Nada de ficar com medo da agulhada!

Cuide-se!





Com carinho, sua irmã em Cristo,

Aline Lima, solteira, enfermeira

Frase: "O Senhor não nos chama tanto a um lugar como a si mesmo."
 John Piper


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!