2 de setembro de 2012

Mães e Filhos: Semana 2 - Corpo a todo vapor


Olá, futuras mamães!
Estamos em nossa segunda semana e nosso corpo está pronto para receber o embrião. Há alguns cuidados que devemos tomar, como verificar o cartão de vacinas, saber quais as vacinas já tomamos e quais ainda temos de tomar, além do ácido fólico, sobre o qual vou falar mais a frente.



Para mamães
Se você pretende engravidar, deve consultar um ginecologista para que ele lhe oriente sobre as precauções necessárias para uma gestação bem-sucedida. Certamente, ele irá prescrever o consumo de ácido fólico, pré-requisito para todas as mulheres que desejam ter um filho. Basta contar três meses após o início do tratamento e, ao cumprir esse prazo, você estará pronta para iniciar as tentativas. A vitamina participa do processo de desenvolvimento do tubo neural, o sistema nervoso primitivo do feto. "O fechamento desse tubo é essencial para formar a calota craniana e a coluna vertebral do bebê", esclarece o obstetra Ricardo Barini, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.

Disponível em: <http://bebe.abril.com.br/materia/acido-folico>. Acesso em: 11 jul. 2012.

Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver. Vale lembrar que é no exato momento da fecundação que será determinado o sexo do bebê, assim como todas as demais características genéticas. Evidentemente, são dados ainda imperceptíveis.

Disponível em: <http://bebe.abril.com.br/materia/semana-2-seu-corpo-esta-a-todo-vapor>. Acesso em: 11 jul. 2012 (Adaptação).


Por:
 

Ana Paula Ornelas Vidal, estudante de Pedagogia, casada.
Twitter: @anapornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!