1 de setembro de 2012

Mães e filhos: Gravidez - Semana 1

Olá, futuras mamães!
Nos próximos post’s, vamos acompanhar a gravidez semana a semana, desde qual o dia certo para engravidar até o parto. Além disso, vamos intercalar esse assunto com outros entorno da criação dos filhos.
Esta semana, vamos ver quais os cuidados devemos tomar antes da gestação, como fazer a contagem para saber “o dia fértil”.

Semana 1 - Planejar a gravidez
Para mamães
A menstruação acabou de chegar e a contagem já começou. A gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Aproveite esse período para planejar sua gestação.
Você está ansiosa para engravidar, mas a menstruação acaba de chegar. Não desanime, esse é um recado da natureza de que o seu corpo está se preparando para uma futura gestação. Em duas semanas, o óvulo será liberado pelos ovários e, se tudo der certo, vai ser fecundado pelo espermatozoide. A partir daí, sim, você estará oficialmente grávida! Como o planejado é engravidar, uma dica é começar, desde já, a tomar suplementos de ácido fólico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e que se torna muito mais eficaz quando ingerida já antes do pré-natal.
 Por que a contagem começa agora?
Você deve estar confusa: ainda não está grávida e a contagem já começou. É assim mesmo. Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepção, os médicos escolheram um modo mais fácil de fazer as contas. Para evitar erros, a gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o bebê, de acordo com essa fórmula aceita universalmente, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Já para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.
Clique no link anterior para saber a data estimada da concepção e também o dia provável do parto. Isso a ajudará a planejar melhor sua gravidez e a aproveitar cada etapa dessa incrível experiência. Informe abaixo o primeiro dia da sua última menstruação e a duração média do seu ciclo menstrual.

Por:
 

Ana Paula Ornelas Vidal, Estudante de Pedagogia, Casada.
Twitter: @anapornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!