1 de setembro de 2012

Estudo Bíblico: Maria


Olá, meninas! 
Vamos  estudar a  Palavra de Deus juntas?
Vamos começar pelos personagens bíblicos. A primeira a ser escolhida é Maria, mãe de Jesus!

Maria era uma jovem mulher com uma fé incrível, a devoção inabalável e uma confiança em Deus  inspiradora.
Peço a cada uma de vocês que, só  por um momento, tentem  se colocar na situação de Maria. Para isso, voltaremos naquele tempo da história de Israel.
Maria ou Miriam, em hebraico!

Agora, use a imaginação: Seu nome é Maria, você é  uma jovem judia, possui cabelos escuros e longos  e características mediterrâneas; mora em Nazaré, uma pequena e pacata  cidade da região da Galileia, no Oriente Médio. Todo mundo sabe que em Nazaré a vida é difícil  por causa das severas leis romanas. Porém, você trabalha com sua família, não tem muito dinheiro, mas você  tem outras riquezas. Foi criada em um delicado lar judeu, conhece as leis de Deus e O ama com todo o seu coração. As meninas em seu mundo não são ensinadas a ler ou a escrever e se casam cedo. Assim, seu objetivo, além de servir a Deus, é se casar com bom jovem  judeu, ser uma honrada esposa e mãe.Você foi treinada toda a sua vida para isto – aprendendo a cozinhar, tecer, limpar, colher, cuidar das crianças, entre outras atividades domésticas. Como todos judeus, você espera pelo Messias que te libertará da escravidão. Quantas vezes você pensou: –Oh! Se o Messias viesse nos salvar logo!  (Considerando isso, quando você poderia imaginar que sendo uma jovem humilde e solteira seria parte daquele misterioso Plano de Deus? Nunca, não e mesmo?!).

No curso natural da sua vida, um homem chamado José  pede sua mão ao seu pai e, agora, você está  noiva – um contrato legal, tão sério que só o divórcio pode quebrar. Você não e íntima ou casada de fato, mas jurou fidelidade à José; então, caso você fosse encontrada com outro homem seria considerado adultério e você poderia ser apedrejada até a morte! Entretanto, isso não era a sua preocupação, pois era pura e não tinha a intenção de mudar. Um casamento estava sendo planejado e você está feliz e pronta para a realização desse sonho. (O que você não esperava era ser o vaso escolhido por Deus para gerar o Salvador do mundo! Foi escolhida por ser: confiável, obediente, de caráter aprovado.)
Agora, imagine você só pensando no matrimônio que está para chegar e, de repente, um anjo lhe aparece com noticias surpreendentes:

"E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." 
Lucas 1:26-33

Continua na próxima semana...

Fonte: Boletim Informativo da Igreja Batista da Lagoinha, jun. 2003 (Adaptação).



Priscila Vidal Araújo, Casada, Líder do ministério @poremdejoelhos. 
Twitter:@priscilavida
Frase: A idolatria é simplesmente  fazer de qualquer outra coisa o seu interesse supremo no lugar daquele que é supremo.  R.Paul Stevens



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!