19 de julho de 2012

Entrevista: Susan Dutra


Entrevista com Susan Dutra, 30 anos, casada há 13 anos com Daniel Dutra, mãe de Linda (8 anos), Daniel e da Ana Bella (gêmeos de 6 anos). Membro da igreja Batista da Lagoinha desde 1996. Sua atuação profissional sempre esteve ligada ao universo e a beleza do mundo feminino, onde trabalhou na produção e organização de diversos eventos e campanhas publicitárias nos setores de cosméticos e moda. Participou na produção dos figurinos para o CD e DVD Crianças Diante do Trono “Para Adorar ao Senhor” e também na produção de imagem de Mariana Valadão para o encarte do CD "De Todo o Meu Coração".

  • Participou do 1° Congresso de Mulheres Diante do Trono onde apresentou um desfile dando dicas de moda para mulheres cristãs.
  • Colunista de Moda no Site Mulheres em Deus.
  • Consultora de imagem e personal stylist.

De Salto: Como é a experiência de ser uma jovem mãe, e conciliar carreira e ministério?
É maravilhoso ser mãe jovem. Eu sempre planejei ter filhos antes de construir minha vida profissional. Eu me casei muito nova, o que contribuiu para isto também. Tive e continuo tendo que abrir mão de muitas coisas no meu dia a dia para cuidar deles. Faço questão de ensinar os deveres, levá-los e buscá-los na escola e nas atividades extras que eles fazem. Em relação a carreira e ministério não é fácil conciliar tendo 3 filhos pequenos, os quais são minha prioridade. Nas horas de aperto busco forças em Deus que sempre me capacita. Vejo meu trabalho como um ministério, pois tenho percebido a enorme dificuldade que as mulheres cristãs têm na hora de se vestir.

D.S: Qual é a sua maior dificuldade, em ensinar as mulheres cristãs, a estarem na moda sem perder os princípios bíblicos?
A minha maior dificuldade é fazer com que elas entendam que não precisam usar roupas curtas, decotadas e justas para se sentirem lindas. Muitas delas não veem problema em usar peças insinuantes. Elas não enxergam essas peças assim, desconsideram os padrões bíblicos e o efeito que elas causam nas outras pessoas. Sabemos que os homens são atraídos pelo que veem, e infelizmente, essas mulheres não percebem que muitas vezes por causa da maneira inadequada que se vestem, tem levado homens a pecar. Elas perderam a referência do que é adequado na hora de escolher a sua roupa. Aos olhos do "mundo" realmente são roupas comuns, mas o nosso olhar deve ser guiado pelo Espírito Santo. O apelo da mídia incentivando o uso de roupas assim é muito grande e acaba ditando um conceito completamente inverso ao que a bíblia nos orienta. Por isso, tento mostrar que elas podem se vestir bem, na moda e com muito bom gosto, mas com roupas adequadas, dentro dos padrões que Deus estabeleceu pra nós.

D.S: Sabemos que a mídia é o maior difusor da moda, você tem projetos para usar a mídia não somente para instruir as mulheres cristãs, mas todas as mulheres de como se vestirem com ordem e decência?
Tenho sim. Uso o facebook, o twitter e estou desenvolvendo um blog pessoal para dar dicas de moda (www.susandutra.com.br). Também escrevo uma coluna em um site específico para mulheres, vale a pena dar uma olhada www.mulheresemdeus.com.br. Além desses veículos, pretendo usar todos os outros que tiver oportunidade, pois creio que minhas dicas são úteis para todas as mulheres, crentes ou não, afinal o conceito de se vestir com decência agrada a todas as mulheres inteligentes.

D.S: O que você acha de mais jovens cristãos se graduando em moda? Dê uma palavra para esses.
Acho maravilhoso. Precisamos muito de profissionais especializados, instruindo principalmente as mulheres a se vestirem adequadamente. As pessoas têm medo de falar desse assunto dentro das igrejas. Elas não entendem que estamos libertando essas mulheres da ditadura da moda e do consumismo. Estamos ensinando como elas devem se vestir com bom gosto e decência. Estamos incentivando essas mulheres a estarem bonitas e bem cuidadas, valorizando sua auto estima. 
Já existem pessoas com essa mesma visão, mas precisamos de mais que acreditem nessa proposta de investir em roupas apropriadas, bonitas, com bons cortes e tecidos. Esse é um mercado carente e muito promissor. As pessoas tem procurado essas roupas adequadas.

D.S: Nos dê uma dica de look básico para uma mãe que vem com os filhos pequenos pra igreja.
Mães com filhos pequenos normalmente buscam conforto, então uma boa escolha seria uma saia longa, midi ou calça jeans com camisa, e nos pés uma linda sapatilha ou slipper, Não tem como errar assim. 

D.S: Nos dê também dicas sobre como se vestir na próxima estação.
No inverno algumas das cores predominantes serão as da cartela abaixo.


Algumas tendências para o inverno 2012:

- Veludo. Ele voltou com tudo
- Roupas metalizadas
- Transparências (podemos usá-las adequadamente viu mulheres?)
- Golas fechadas até o colarinho.
- Saia Midi. (comprimento ótimo pra nós mulheres cristãs)
- O couro sempre aparece forte no inverno, aposte em jaquetas coloridas. 

Calçados: 
- slippers já estão virando febre.


- cap toe (com ponta de outra cor)



- E ainda calçados metalizados e com glitter.


Enfim, o bom senso e a orientação do Espírito Santo continuam sendo as tendências mais fortes em qualquer estação, elas nunca saem de moda. 

Agradeço à Mocidade Lagoinha pela oportunidade.

Facebook e twitter: Susan Dutra

por: Pabline Herika
twitter: @pablineherika

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!