5 de junho de 2012

Proteja sua saúde no salão de beleza!


Toda mulher gosta de ir ao salão de beleza, não é verdade? Mas vocês sabia que ao fazer a unha ou a depilação, você pode correr riscos que nem imagina, isto porque muitos profissionais não seguem as regras de higiene impostas pela vigilância sanitária, por negligência ou apenas por desconhecimento de tais recomendações. A falta de higiene nos materiais usados pode transmitir doenças como micoses, hepatites B e C. Mas há como se proteger! Basta ficar de olho nos cuidados que o salão tem com a higienização, para cuidar da sua beleza sem prejudicar a saúde.


Cuidado ao fazer as unhas 

A maneira mais segura de você se proteger, é levar ao salão seu próprio kit individual de manicure contendo: alicate, lixas de unha, cortador, espátula e toalha limpa e palito descartável.

- Alicates: a retirada da cutícula com instrumentos não esterilizados pode transformar as unhas em uma porta de entrada para fungos, bactérias e vírus. Água e sabão não resolvem. A esterilização ideal deve ser realizada num forno, que alcance de 80 a 100 graus ou com água fervente.

- Bacias para mãos e pés: se não forem higienizadas ou a água não for limpa, há o risco de contrair micoses ou infecções. Para evitar o problema, verifique se o salão usa um plástico descartável para revestir a bacia. E certifique-se de que a água é trocada a cada cliente.

- Lixas e espátulas: podem transmitir fungos, micoses e infecções nas unhas. Fique atenta, pois esses utensílios devem ser descartáveis e jamais reaproveitados.


Cuidado na depilação

Certifique-se de que o salão não reutiliza a cera depilatória. “Ao puxar a cera (quente ou fria), corre-se o risco de retirar, com os pelos, pequenos fragmentos da superfície da pele. Se neles houver um pouquinho de sangue, confirma-se o perigo de transmissão de hepatite B ou C. Então, olho vivo: observe se a cera, depois de utilizada, é realmente jogada no lixo. E atenção: o uso de ceras caseiras é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Cuidado na Escova

As escovas de cabelo devem higienizadas cada cliente, deve-se retirar os fios de cabelo presos nas cerdas e mergulhar a escova por alguns minutos em uma solução com água e sabão, isso evitará a transmissão de micoses para o couro cabeludo



Caso você perceba alguma alteração em sua saúde, procure seu medico, ok?

Com esses cuidados você ficará linda sem prejudicar sua saúde!

Mas não fique linda apenas por fora, lembre-se que o mais importante é ter um coração lindo, puro e agradável ao Senhor!

"Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Provérbios 31:29-30


Fonte: Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro.

Por: Aline Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!